Renda ativa e passiva: Conheça as diferenças

Não sabe a diferença entre renda ativa e passiva? Atualmente, as pessoas estão buscando novas formas de ganhar dinheiro e construir sua independência financeira. Da mesma forma, é comum encontrar muitos casos de pessoas que não possuem sequer uma renda passiva. Sobretudo, vamos explicar em detalhes a diferença entre esses dois tipos de renda e como criar uma renda passiva.

renda ativa e passiva

O que é renda ativa?

A princípio, a renda ativa é aquela que você ganha trabalhando. Renda ativa e passiva são bem distintas e você entenderá ao longo do artigo. A renda ativa pode vir de um trabalho como funcionário, autônomo ou empresário. Ela é limitada pelo tempo que você pode dedicar a ela. Por exemplo, se você é um médico que cobra por hora, só pode ganhar dinheiro enquanto está atendendo pacientes. Se você tem um negócio, só pode ganhar dinheiro enquanto está trabalhando nele. Ela também é limitada pelo número de horas que você pode trabalhar.

Alguns exemplos de renda ativa incluem:

Trabalho em Tempo Integral ou Parcial

Primeiramente, é muito difícil encontrar brasileiros que tenham renda ativa e passiva. Por isso, a forma mais comum de gerar renda é por meio de um emprego em tempo integral ou parcial. Você é pago por hora ou por salário para realizar um trabalho específico. Além disso, vale dizer que essa é uma das etapas essenciais para gerar a renda passiva, afinal, você precisa de capital para investir em outra área.

Empreendedorismo

Outra forma de gerar renda ativa é por meio do empreendedorismo. Isso pode incluir a criação de um negócio próprio ou a venda de um produto ou serviço. Por outro lado, aqui é onde a maioria das pessoas conseguem juntar renda ativa e passiva. Em outras palavras, quando alguém começa um negócio, a capacidade de gerar renda ativa é muito maior do que tendo um emprego. Além disso, soma-se o fato de que empreendendo, a educação financeira surge de forma mais natural.

Trabalho Freelancer

Agora, temos um tipo de trabalho que cresceu muito na pandemia. Afinal, com o fechamento de várias empresas, muitas pessoas recorreram a trabalhos informais. Renda ativa e passiva só podem existir, quando o profissional se dedica o suficiente. Por exemplo, é possível oferecer serviços em sua área de especialização ou trabalhar com entregas.

Frequentemente, é possível encontrar muitos sites onde você pode oferecer serviços. O Get Ninjas e o Workana são exemplos bem comuns. Essa também pode ser uma opção atraente para quem deseja trabalhar em casa ou ter mais flexibilidade em seus horários.

O que é renda passiva?

A renda passiva é a renda que é gerada sem esforço direto e constante. Ou seja, você pode ganhar dinheiro sem ter que trabalhar ativamente por ela. Em seguida, recomendamos que você leia o livro “Pai Rico, Pai Pobre”. Dessa forma, é mais simples entender a magia desse tipo de renda. Alguns exemplos incluem:

Investimentos

Quem já chegou a esse patamar, provavelmente conhece as diferenças entre renda ativa e passiva, portanto, essa pessoa provavelmente já entendeu que é melhor fazer o dinheiro trabalhar para ela. O importante aqui é você ter consistência e acreditar no longo prazo. Bem como, continuar estudando o mercado para fazer bons aportes. Por exemplo, é possível investir em ações, fundos imobiliários, REITS, BDRs, renda fixa e muito mais. Inclusive, o foco desse blog são os fundos imobiliários, conheça os tipos de fiis clicando aqui.

Aluguel de Propriedades

Acima de tudo, essa é sem dúvidas a maneira que o brasileiro mais gostaria de ganhar renda passiva. Se você possui uma propriedade, pode alugá-la e ficar sem se preocupar por um bom tempo. Todavia, atualmente é mais simples comprar cotas de fiis ao invés de investir diretamente em imóveis.

Royalties

Também é possível gerar renda passiva por meio de royalties. Isso pode incluir direitos autorais de músicas, livros, patentes e outros tipos de propriedade intelectual.

Maneiras de gerar renda ativa e passiva

Enfim, você já deve saber a diferença entre renda ativa e passiva. Então, pode estar se perguntando como gerar esses tipos de renda. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo:

Gerando Renda Ativa

  • Encontre um emprego em tempo integral ou parcial na sua área de especialização.
  • Considere se tornar um empreendedor e iniciar seu próprio negócio.
  • Ofereça seus serviços como freelancer em sua área de especialização.
  • Crie um perfil em sites como o Workana ou Getninjas
  • Eventualmente, procure ocupar o tempo livre com atividades remuneradas.
  • Por exemplo, trabalhar com entregas de app pode ser uma boa opção
  • Venda produtos que não usa mais no OLX ou mercado livre.

Gerando Renda passiva

  • Às vezes, pode parecer complicado, mas invista em renda variável sempre que possível.
  • Além disso, forme uma reserva de emergência em renda fixa.
  • Deixe seu dinheiro parado em uma conta que renda diariamente, por exemplo: ITI, Nubank.
  • Crie um blog ou canal de youtube para longo prazo.
  • Use cartões com cashback ou milhas.

Conclusão

Por fim, vale ressaltar que a renda ativa e passiva são dois tipos de renda que devemos conhecer e saber diferenciar. Enquanto a renda ativa requer um esforço direto e constante, a renda passiva permite que você ganhe dinheiro sem ter que trabalhar ativamente por ela. Ambos são importantes para garantir estabilidade financeira e liberdade. Por isso, continue lendo nossos artigos sobre educação financeira e fique por dentro do assunto. Até o próximo!